Wilson Lima anuncia R$ 4,3 milhões em sistema de água e novo pacote de obras para Novo Airão

O governador Wilson Lima anunciou, neste sábado (19/06), uma série de investimentos na infraestrutura de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). Ele destacou ainda o potencial turístico e o volume de investimentos da atual gestão em obras no município, de mais de R$ 26 milhões.

Wilson Lima foi ao município acompanhar o mutirão de imunização Vacina Amazonas, para pessoas a partir de 25 anos que, neste sábado, acontece também em Manacapuru.

Em Novo Airão, foi assinado um termo de cooperação entre o Governo do Estado e a prefeitura municipal para prestação de apoio técnico e promoção de melhorias no sistema de abastecimento, por meio da Companhia de Águas do Amazonas (Cosama), antecipando os trabalhos para que a Companhia assuma, mais à frente, o abastecimento e o tratamento de água encanada da cidade.

“Nunca Novo Airão recebeu tantos investimentos como os que nós estamos fazendo. Tem uma série de obras de infraestrutura que nós já realizamos, como a pavimentação das ruas, e agora nós estamos fazendo sarjeta, calçada, meio-fio. Vou fazer a Praça dos Pinheirais, o Portal da Cidade e vou assumir o abastecimento de água do município de Novo Airão”, declarou Wilson Lima, ressaltando ainda que o Estado vai implantar iluminação de LED nas ruas do município.

Água tratada – O Governo do Amazonas, por meio da Cosama, e a Prefeitura de Novo Airão assinaram um termo de cooperação para prestação de apoio e melhorias no sistema de abastecimento de água do município pela companhia estadual. Essa é a fase inicial para que, em breve, o Estado venha a assumir o abastecimento de água potável do município.

“Nós vamos assumir abastecimento de água do município de Novo Airão, e de cara já vamos destinar um recurso de R$ 4,3 milhões. Nosso pessoal já está em campo trabalhando”, ressaltou o governador.

Dessa forma, o Estado está investindo na saúde dos moradores do município e na qualidade de vida para a população. Inicialmente, 16 mil habitantes da zona urbana de Novo Airão serão atendidos.

Por meio do termo de cooperação, a Cosama prestará apoio técnico e promoverá análises físico-químicas da água e melhorias no sistema de abastecimento do município, proporcionando à população água tratada e eliminando qualquer tipo de doença de veiculação hídrica.

Segundo a Cosama, o município conta com aproximadamente 3 mil unidades consumidoras ligadas à companhia. A cidade possui 17 poços de captação ativos, 13 reservatórios e, atualmente, não possui tratamento de água.

A Cosama já assinou também termos de cooperação com os municípios de São Gabriel da Cachoeira e Nhamundá. A companhia é responsável pelo abastecimento em 14 municípios.

Obras em andamento – O Governo do Amazonas executa no município obras nas rodovias estaduais AM-070 (Manaus/Manacapuru), AM-452 (Colônia do Caldeirão) e AM-453 Colônia Bela Vista. O investimento e de R$ 13.554.969,10 e os trabalhos já foram 63,2 % executados. A previsão de conclusão é este semestre.

Além dessas obras, o Estado está iniciando a construção de pavimentação com meio-fio, sarjeta e calçada no quilômetro (KM) 40 da AM-352, na Comunidade São Domingos. O investimento é de R$ 3.451.558,72.

Obras concluídas – O Governo do Amazonas já concluiu adequações do leito do igarapé localizado no Km 22, na Estrada de Novo Airão, na AM-352. O investimento foi de R$ 1.125.617,05.

Concluiu ainda a recuperação do sistema viário na sede do município com o investimento de R$ 7.002.635,56, além da Praça Hugo Carlos Frederico, no Centro de Novo Airão, que foi revitalizada. O convênio contou com investimentos de R$ 1.249.879,19.

“Só na área de infraestrutura, nós estamos investindo, aqui no município, R$ 26 milhões, e eu não vou sossegar porque o município de Novo Airão vai, sim, ser a cidade modelo do estado do Amazonas. Novo Airão é a referência no turismo. Nós temos potencial para isso, nós temos rio, nós temos muito peixe, nós temos belezas naturais e, acima de tudo, nós temos algo que é inigualável e não existe em canto nenhum do mundo, que é o nosso povo, que é hospitaleiro”, apontou o governador.

Infraestrutura escolar – No município, o Governo do Amazonas executa obras de revitalização em três Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs): Danilo de Mattos Areosa, Balbina Mestrinho e Joaquim de Paula. Cada EETI tem capacidade de atender cerca de mil alunos.

Com melhores espaços e ambientes equipados, a comunidade escolar poderá usufruir de um ensino de qualidade de uma forma mais ampla, com espaços de convivência, estudo e lazer, tudo dentro da escola.

Foto: Diego Peres/ Secom