Visita em Autazes encerra encontro de engenheiros sediado pela Cosama

A agência de Autazes da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) recebeu a visita técnica de engenheiros de 14 Companhias de Saneamento do Brasil. Eles integram a Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), e a ação faz parte da programação da Reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CDO).

O objetivo da visita é fazê-los conhecer a realidade e funcionamento de uma das Estações de Tratamento de Água (ETA) no Amazonas. De acordo com o presidente da Cosama, Armando do Valle, eles perceberam as dificuldades de logística e desafios da Companhia. “Estamos presentes em 13 municípios, com métodos específicos de captação e distribuição de água, uma realidade diferente de outras regiões do Brasil”, relatou.

Para a gerente Tatiana Santos, receber essa comitiva foi algo especial e significativo para todos os colaboradores da agência. “Nos sentimos valorizados e agradecidos por apresentar e explicar sobre o funcionamento da nossa ETA. Muitos não tinham ideia de como é a logística do sistema de abastecimento de água nas pequenas cidades do Amazonas”, comentou.

A visita foi programada exclusivamente para os participantes da Câmara Técnica, que, após debaterem durante dois dias sobre o sistema operacional de captação e distribuição de água das diversas regiões do Brasil, tiveram a oportunidade de avaliar in loco o trabalho que tem sido feito pela Cosama.

De acordo com o diretor técnico da Companhia, Francisco Siqueira, a reunião foi aguardada com muita expectativa. “Visto que após longos anos o Amazonas não tinha representatividade na AESBE, essa foi uma oportunidade ímpar de poder mostrar ao restante do país o trabalho da nova gestão, que tem lutado para melhorar a qualidade de água fornecida à população, ainda as mais distantes e de difícil acesso”.

 

A impressão de todos foi unânime: a dificuldade para a logística do serviço. Aos olhos do coordenador da Câmara Técnica da AESBE e gerente de desenvolvimento e inovação tecnológica da Saneago, Alexandre Gomes, a Cosama tem como benefício a matéria-prima de excelência em abundância, a água, e tem executado um serviço excelente para que todo o processo de purificação e distribuição de água esteja dentro das normas, bem como, alcance também cidades com difícil acesso, como é o caso de Autazes.

Ele cita que Goiás, na Saneago, também apresenta certas particularidades, assim como em todo o lugar, mas que diferente do Amazonas, pois a facilidade de acesso ao transporte rodoviário otimiza o tempo em que as atividades que precisam ser feitas.

 
CONTATO: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Ana Paula Sena (99313-9423).