Governo do Estado inicia obras de melhoria no sistema de abastecimento de água em Boca do Acre

O município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) está sendo contemplado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), com investimentos para melhoria no sistema de abastecimento de água. As obras, com recursos que somam mais de R$ 8 milhões, iniciaram nesta semana e abrangem a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na localidade, além da reforma total da rede de distribuição.

A ação acontece por meio de parceria entre o Estado e a Prefeitura Municipal, em que a Cosama assume o compromisso de levar água de qualidade para as residências dos munícipes.

COSAMA FOTO Divulgação- Boca do Acre (5)COSAMA FOTO Divulgação- Boca do Acre (2)

Em Boca do Acre, o atual sistema de abastecimento se encontrava sucateado, com estruturas necessitando de reformas. Os investimentos no sistema de abastecimento vão assegurar dignidade e saúde para a população por meio da água tratada, com uma nova ETA com capacidade para 80 litros por segundo e tratamento de água de primeira qualidade. As obras devem ainda gerar renda e empregos com contratações de profissionais e mão de obra local.

COSAMA FOTO Divulgação- Boca do Acre (1)

O projeto é financiado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e prevê a adequação do sistema de abastecimento com a revitalização da balsa de captação, reforma da área técnica, reforma e adequação da casa de química, reforma da estação de bombeamento e manutenção de prevenção das bombas, reforma da sala de operadores, e reforma e ampliação do laboratório do melhorias no sistema de captação superficial de água.

O diretor de Operações da Cosama, Denison Gama, ressalta a importância do investimento para Boca do Acre.

“Esse investimento é um passo muito importante para o município. Estamos executando um compromisso assumido pelo Governo do Estado em levar água de qualidade para a população. Hoje temos um cenário de água bombeada diretamente do rio sem tratamento, uma estação abandonada, mas, a partir dessa união do governo estadual e prefeitura municipal, a Cosama entra no cenário com a responsabilidade de levar saúde e dignidade para as pessoas”, ressaltou.

FOTOS: Divulgação

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Joyce Belleza (99249-9336) e Francy Silva (98286-0524).