Em Tabatinga, Cosama realiza integração entre agentes durante Operação Caça Vazamento

Servidores lotados em outros seis municípios estiveram reunidos para participar de treinamento durante ação inédita do Governo do Estado

Agentes da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) lotados em oito municípios do interior, estiveram reunidos, na terça-feira (14/09), no município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), onde realizaram um treinamento técnico e acompanharam pessoalmente o início da execução dos trabalhos da Operação Caça Vazamento, que tem o objetivo de identificar e consertar vazamentos nas redes de distribuição de água, evitando assim o desperdício.

Estiveram presentes servidores das agências da Cosama nos municípios de Atalaia do Norte, Autazes, Benjamin Constant, Carauari, Codajás, Manaquiri, Nova Olinda do Norte e Tabatinga. De acordo com o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, o intercâmbio entre os agentes durante a operação é fundamental para o processo de modernização da companhia.

“A Cosama dá um passo. Há 20 anos nada foi feito e agora a gente tá modernizando, buscando novas tecnologias, fazendo a integração entre os colegas, principalmente das outras cidades que estão aqui acompanhando o trabalho”, destacou do Valle.

Treinamento – Durante o treinamento, conduzido por servidores da Cosama de Tabatinga, os agentes de outros municípios puderam aprender de que forma é feita a captação de água na localidade, como é realizada a transferência para as Estações de Tratamento de Água (ETA) e reservatórios, qual caminho a água faz e como é realizado o tratamento dessa água.

“A multiplicidade de conhecimentos, a diferença de uma agência para outra, é muito importante a gente compartilhar os conhecimentos, então a integração da agência de Manaquiri, Atalaia do Norte, Carauari, Codajás, Nova Olinda e Autazes, vem assim, com novas descobertas, porque são realidades e captações diferentes”, avalia a gerente da Cosama em Autazes, Andreia Pereira.

 IMG_6084-01

Para a agente da Cosama em Carauari, Tamires Barros, a problemática dos vazamentos é um prejuízo histórico, que afeta a entrega de uma água tratada e de qualidade para parte da população no estado, por isso, a operação ordenada pelo governador Wilson Lima se mostra como uma solução eficiente a curto prazo. E a integração entre os agentes é fundamental para que o conhecimento sobre a resolução do problema chegue a mais municípios.

“É de grande importância essa operação. Tabatinga sendo o polo, sendo o começo de tudo, vai ser de suma importância para os outros municípios, que todos têm esse problema de vazamento, de perda. Então, para a gente não ter mais essa perda de água, porque água é tão importante para nós, isso vai ser um marco histórico, porque nunca aconteceu em tantos anos de Cosama”, disse.

IMG_6141-01

FOTOS: Filipe Augusto/Cosama