Em 54 anos de história, Cosama recebe pela primeira vez o Selo Verde por ações de Responsabilidade Socioambiental

A Companhia doou mais de 3 toneladas de materiais recicláveis para cooperativa de catadores
A Companhia doou mais de 3 toneladas de materiais recicláveis para cooperativa de catadores

Durante o ano de 2023, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizou atividades de 5S que fizeram parte das ações do Programa Gestão da Qualidade, implementado em 2023, com o envolvimento de todos os setores da Companhia. Como resultado desse trabalho, a Cosama realizou a separação de 3 toneladas de materiais recicláveis, que foram doados para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Amazonas (Coopcamare), gerando a certificação do Selo Verde para a Companhia.

A ação é uma parceria da Cosama por meio da Gerência de Responsabilidade Socioambiental (Gersam) com a Prefeitura Municipal de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). A coleta é baseada na Lei Orgânica de Resíduos Sólidos nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e trouxe ao país uma série de inovações para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos.

Em decorrência a essa ação, a Companhia pela primeira vez foi certificada com o Selo Verde, que é uma certificação para produtos, serviços e empresas que produzem de forma sustentável, ou seja, com ações de menor impacto ambiental e socialmente responsáveis, como resume a gerente da Gersam, Soraya Martins.

“Nós, da Cosama, temos a preocupação de fazer a reciclagem correta desses materiais. Essas três toneladas são o resultado de uma ação integrada de vários setores, aplicando a metodologia de 5S do Programa de Gestão da Qualidade. É uma satisfação receber o selo verde, que é concedido a empresas que fazem o descarte correto de materiais recicláveis. Cada um de nós pode contribuir positivamente, separando e descartando corretamente os resíduos recicláveis”, ressaltou Martins.

A cooperativa fará a destinação adequada dos materiais sem causar nenhum impacto ao meio ambiente, como explica a gerente do galpão da Coopcamare, Patrícia Rodrigues. “Recebemos esse material que foi destinado para nossa cooperativa pela empresa Cosama. Trata-se de um material que, ao invés de ir para o lixão, resulta em uma ação socia, pois gera trabalho e renda para todos nós por meio da reciclagem. E o mais importante de tudo é ajudar a cuidar do meio ambiente. Somos gratos por essa importante e responsável ação”, destacou Rodrigues.

Fotos: Divulgação/Cosama