Cosama regulariza o fornecimento de água de mais de 400 ligações em Autazes

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) enviou técnicos à Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) para fiscalizar a situação do Conjunto Alberto Simonetti, que vinha sofrendo com constantes problemas na distribuição de água há muitos anos. A Companhia instalou novo equipamento, que permitiu levar aos consumidores água a lugares aonde esta não chegava, com qualidade, transformando a situação dos moradores.

O conjunto é localizado em uma área dentro do perímetro urbano de Autazes, onde residem cerca de 400 famílias. O procurador-chefe da Cosama, Juscelino Kubitschek, explica que a criação do Conjunto veio de parceria entre a Prefeitura de Autazes e a Caixa Econômica Federal, que foram os idealizadores e responsáveis pela estrutura geral do bairro.

“Infelizmente, a Companhia não teve acesso à planta baixa da rede de água do Conjunto Alberto Simonetti, o que poderia facilitar e melhorar ainda mais os trabalhos, assim como oficializar a concessão do bairro à Cosama, mas já entramos em contato com Prefeitura para que agilize essa situação”, afirmou Juscelino.

O gerente comercial, Denison Gama, esclareceu tecnicamente que, apesar de serem pontos de consumo atendidos pela Cosama, a Companhia encontra dificuldades em manusear e operar a rede, pois não tem como atender a necessidades como, por exemplo, de manutenção da bomba – elemento fundamental da distribuição de água.

“A partir do momento em que a equipe técnica tiver o documento que compreende a distribuição de água para o Conjunto Alberto Simonetti, ficará mais fácil de entender e de identificar os pontos”, enfatizou Denison.

O presidente da Cosama, Armando do Valle, já se dispôs a regularizar a situação. “Estamos aguardando apenas a manifestação da Prefeitura de Autazes para recebermos legalmente toda a documentação pertinente ao conjunto em questão e darmos início ao trabalho da Companhia, assim como já foi feito nos demais bairros”, argumenta ele.

Desperdício de água – O Conjunto Alberto Simonetti é uma das áreas identificadas com maior índice de desperdício de água e de ligações clandestinas. A gerente da Cosama, Tatiana Santos, diz que já recebeu inúmeros relatos sobre esse assunto e faz um alerta.

“É importante que os moradores tenham sua própria caixa d’água para evitar o desperdício e prevenir em situações de manutenção da rede. E, além disso, denunciarem ligações clandestinas em qualquer ponto da cidade”.

O morador Emervaldo Nogueira falou sobre a atual situação de água no conjunto. “Agora sim temos recebido água tratada todos os dias na torneira. Tenho um neto autista, e ter água em casa é muito importante para toda a nossa família”, concluiu.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Ana Paula Sena (99313-9423).