Cosama realiza treinamento de monitoramento da qualidade de água em Carauari

A ação faz parte de um planejamento de capacitação da área laboratorial para as agências da Companhia do interior do estado 

 

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), realizou ao longo desta semana, treinamento voltado aos colaboradores da agência da Companhia do município de Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus), que teve como objetivo capacitar a equipe técnica responsável pelo controle da qualidade de água para consumo humano.

Treinamento em Carauari  (6)

O treinamento abordou assuntos teórico-práticos que abrangem conceitos e definições, além de mapeamento de pontos de coleta de amostras de água, interpretação dos resultados das análises de qualidade da água e fluxo de coleta, preenchimento de planilha mensal de análises e Decreto 5440 (que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água).

Segundo o Gerente de Produção e Qualidade da Cosama, Raphael Breciane, o treinamento é uma iniciativa de reciclagem dos conhecimentos existentes da área. “Essa capacitação que está acontecendo em Carauari é indispensável pois demonstra o quanto a Companhia se importa com o desenvolvimento e qualificação do profissional para melhor executar os serviços principalmente com responsabilidade.”, afirmou Breciane.

O treinamento foi ministrado pela laboratorista, Nayra Bitencourt, que destaca o objetivo da ação visando capacitar a equipe de colaboradores para que os serviços prestados à população sejam intensificados nos bairros do município.

“Esse trabalho, que vem sendo realizado nos municípios onde a Cosama atua, tem fundamental importância pois garante a capacitação dos técnicos e contribui para uma maior confiabilidade dos resultados, mantendo, assim, a saúde, a dignidade e o bem estar da população”, ressaltou Bitencourt.

 Treinamento em Carauari  (2)

Faz parte da programação do treinamento as atividades em campo onde os moradores podem conferir de perto a ação do monitoramento da água, como relata o morador do bairro Nossa Senhora de Fátima, Sebastião Alves, de 43 anos.

“Para nós é muito importante esse serviço de monitoramento da água feito diretamente aqui no nosso bairro por uma profissional da área. A água está boa, não tenho o que reclamar e eu me sinto mais seguro vendo de perto o serviço feito na minha torneira, me sinto privilegiado por estar bebendo uma água que tem a qualidade garantida, isso é brilhante”, comentou Alves.

FOTOS: Divulgação/Cosama