Cosama realiza recadastramento e vistoria no sistema de abastecimento de água de São Gabriel da Cachoeira

Estrutura do município não recebia investimentos há 20 anos

Técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) estão realizando os trabalhos de recadastramento de usuários e vistoria técnica no sistema de abastecimento e saneamento do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). Esta é a primeira etapa do trabalho de planejamento estratégico, a ser executado para levar melhorias ao município.

O recadastramento tem como finalidade fazer um levantamento de dados para verificar a atual realidade dos imóveis e quantas pessoas estão recebendo água encanada. Vinte recadastradores identificados estão visitando casas e estabelecimentos públicos e privados; com a meta de fazer 800 recadastros diários durante 30 dias, por meio de um questionário que deve ser aplicado nos 13 bairros da cidade. O trabalho é coordenado pela gerência comercial da Cosama.

Paralelo ao recadastro, uma equipe de técnicos especializados do departamento de operações da Cosama está fazendo um diagnóstico geral do sistema de abastecimento. O trabalho é feito por meio de avaliação da área hidráulica e elétrica dos 13 poços de captação existentes na cidade; e da estrutura da Estação de Tratamento (ETA), reservatórios, casa de captação e redes de distribuição, além das coletas e análises físico-químicas e microbiológicas de água.

Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, operar o abastecimento de água de São Gabriel da Cachoeira é um desafio, uma vez que o sistema está sucateado e deteriorado, há 20 anos sem investimentos pontuais.

“Nos deparamos com diversos desafios operacionais, isso porque o sistema de São Gabriel simplesmente parou no tempo, durante 20 anos nada foi feito. A Cosama está fazendo um trabalho pontual, focado e detalhado com os técnicos presentes. O trabalho de anos será feito em meses, mas com responsabilidade e comprometimento”, ressaltou Valle.

“O governador Wilson Lima nos orientou para que façamos um trabalho de mudança para melhor atender a cidade. Vamos cumprir essa missão para o bem da população”, acrescentou o diretor-presidente.

Na próxima segunda-feira (10/05), mais uma equipe de técnicos da Cosama desembarca no município, para dar continuidade aos trabalhos da área administrativa.

Termo de cooperação – No dia 24 de abril o governador Wilson Lima assinou um Termo de Cooperação Técnica que formaliza parceria entre a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, para análise e melhorias no sistema de abastecimento de água do município.

FOTOS: Felipe Leon/Cosama

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Filipe Augusto (92) 99209-0078.