Cosama realiza análise no sistema de água de Boa Vista do Ramos

Uma equipe de técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) esteve no município de Boa Vista do Ramos (271 quilômetros distante de Manaus) para realizar um trabalho de análise no sistema de água, a pedido da Prefeitura Municipal, visando produzir um diagnóstico da atual situação de captação, distribuição e qualidade da água da cidade.

Foram realizadas visitas e a análise em três poços artesianos e uma caixa d’água existentes na sede do município, e na comunidade indígena Saterê Mawê do Aninga, que possui um poço artesiano. O trabalho executado pela equipe foi o de avaliar o sistema operacional, a qualidade da água, parte comercial, e infraestrutura dos poços e do escritório da agência.

O presidente da Cosama, Armando do Valle, enfatiza que a Companhia está à disposição para dar apoio e colaborar com as prefeituras do interior que tenham algum tipo de dificuldade relacionada a água.

“A água é vital para a saúde, e o papel da Cosama é garantir que os serviços de abastecimento de água sejam executados da melhor maneira possível. Por isso, quando um prefeito do interior pede nosso apoio, temos o comprometimento em não apenas apontar os erros, mas sim demonstrar as soluções, para que sejam feitas melhorias no município”, afirmou.

Segundo dados preliminares dos técnicos da Cosama, parte da cidade possui uma rede de distribuição de água inconsistente e precária que prejudica a distribuição de água em alguns bairros, devido à topografia e à distância da captação de água.

A dona de casa Abonieque Santos, moradora do bairro Carlos Matos, afirma que a falta de água é constante e prejudica bastante os trabalhos domésticos. “Aqui falta muita água. Ela falta de tarde e só chega a noite, e tem dias que ficamos três dias esperando e nada. É complicado, aqui no bairro Carlos Matos o abastecimento não nos favorece”, declarou.

A presença da equipe da Cosama na cidade criou uma expectativa positiva, segundo o prefeito do município, Eraldo Trindade, para quem atualmente a Companhia passa confiança e credibilidade, algo que não acontecia há anos. “Boa vista do Ramos tem muitos desafios em relação à água, desde a parte financeira e estrutural. Nós nos esforçamos ao máximo para distribuir água de qualidade, mas não é fácil. Por isso, ter a Cosama aqui nos ajudando já demostra o caminho que podemos tomar para melhorar a situação”, disse.

Resultados – Os resultados dos levantamentos e estudos técnicos da Companhia de Saneamento serão reencaminhados para a Prefeitura Boa Vista do Ramos.

Fotos: Divulgação/Cosama