Cosama inicia os trabalhos de 2025 em nova sede administrativa em Manaus
A direção da estatal destaca modelo consolidado de revitalização do sistema de abastecimento de água
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), retomou os trabalhos em 2025, nesta terça-feira (07/01), em nova sede administrativa, que está em fase final de ajustes e tem inauguração prevista para o início de fevereiro.
A abertura dos trabalhos contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e presidente do Conselho Administrativo da Cosama, Marcellus Campêlo, da secretária executiva do Fundo de Promoção Social (FPS) e conselheira da estatal, Kathelen Braz, representantes do UNICEF, colaboradores e convidados.
Durante a leitura da mensagem de abertura, o diretor-presidente da Cosama, Denison Gama, destacou a importância de fortalecer as parcerias e reafirmou as prioridades para 2025, com foco na expansão e consolidação do modelo padrão de revitalização dos sistemas de abastecimento de água.
“Hoje é um dia muito especial para nós. Estamos iniciando os trabalhos na nova sede da Cosama, um momento para lembrar do legado de trabalho deixado na sede antiga e renovar nosso compromisso com os desafios do saneamento e das entregas sociais previstas para 2025”, afirmou Gama.
O secretário Marcellus Campêlo ressaltou a importância da nova sede, destacando as condições aprimoradas para os servidores e o impacto positivo na política de saneamento no interior do Amazonas. “Essa nova sede é essencial para oferecer melhores condições aos servidores e, principalmente, para a Cosama avançar nas ações de saneamento no interior do estado”, disse Campêlo.
Avanços previstos para 2025
Sob a gestão de Denison Gama, a Cosama prioriza para 2025 a expansão do modelo padrão de revitalização dos sistemas de abastecimento de água, já consolidado como uma referência no estado. Esse modelo assegura melhorias abrangentes em todas as etapas do processo, desde a captação até a distribuição, promovendo eficiência e qualidade no fornecimento de água.
Entre as principais iniciativas estão a aplicação do modelo padrão de revitalização nos sistemas de abastecimento dos municípios de Autazes, São Paulo de Olivença, Eirunepé e Benjamin Constant. A abordagem inclui modernização das infraestruturas de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água, garantindo maior eficiência e continuidade no serviço.
Também estão previstas reformas administrativas em Careiro da Várzea, Autazes, Alvarães, Juruá e Itamarati, para proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores e atendimento mais eficiente à população e a construção de um reservatório elevado de 100 m³ em Alvarães, que reforçará o sistema de distribuição, assegurando regularidade no abastecimento de água para a população.
Modernização dos complexos de tratamento de água em São Gabriel da Cachoeira e Boca do Acre, com aquisição de estações de tratamento de 100 e 80 L/s, respectivamente, garantindo maior confiabilidade no abastecimento.
Expansão do saneamento rural
A Cosama segue empenhada em ampliar o acesso ao saneamento básico em áreas rurais, com foco em comunidades ribeirinhas do Amazonas. Entre as iniciativas prioritárias para 2025, destaca-se a expansão do Projeto Água Boa, um programa de impacto social que já é referência na promoção de saúde e qualidade de vida por meio do acesso à água potável.
A iniciativa visa levar sistemas simplificados de abastecimento de água para comunidades de difícil acesso, garantindo infraestrutura adequada e sustentável para o tratamento e distribuição de água. Com isso, a Companhia reafirma seu compromisso com a universalização do saneamento e a redução das desigualdades sociais no estado.
Fotos: Francy Silva / Tiago Corrêa