Cosama é tema de audiência pública em Manaquiri

Audiência pública em Manaquiri
Audiência pública em Manaquiri

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), debateu durante Audiência Pública no município de Manaquiri, nesta sexta-feira (07/06), o recadastramento, cobrança, valores e atualização da tarifa de água, que há mais de 10 anos não sofria reajuste.

A sessão teve início com espaço aberto para a população, que levantaram as dúvidas sobre as mudanças que a Companhia está realizando no município, como atualização de dados cadastrais e fornecimento de água, que não tinha controle e fiscalização.

O aposentado Francisco dos Santos Vidinha usou a tribuna e relatou que uma de suas dúvidas era sobre o aumento do valor da tarifa em sua residência. “A dúvida que tenho é sobre como a contagem de uso da água é feita e por que aumentou, sendo que isso é algo novo e quero saber as razões”, concluiu.

O assessor técnico da Cosama, Walfran Braga, representante da Companhia na audiência, explicou passo a passo todas as leis que embasam as mudanças necessárias para que os serviços sejam oferecidos com maior qualidade à população.

“Os 12 municípios onde a Companhia atua não recebiam o recadastramento há mais de 15 anos, e ele é feito para corrigir distorções, realimentar o sistema com dados reais dos usuários e, assim, realizar melhorias em cada localidade”, relatou.

Um dado apresentado pela Cosama durante a sessão foi o valor da tarifa, que segue normas internacionais. O assessor Walfran Braga ainda comparou, durante seu discurso, o custo de uma garrafa de 350 ml com a taxa cobrada pela Companhia.

“O valor de uma garrafa de 350 ml em Manaquiri, por exemplo, é de R$ 2,00, enquanto a taxa residencial cobrada pela companhia é R$ 2,75 a cada 1 mil litros de água, ajustada levando sempre em consideração a realidade do interior do Amazonas”, comparou Walfran.

De autoria do vereador João Moura de Oliveira, a audiência faz parte da Comissão de Defesa do Consumidor. Segundo ele, a participação de Cosama tem grande importância, visto que a companhia presta um serviço essencial para a população.

“Muitas pessoas me procuraram pedindo o esclarecimento das mudanças realizadas em Manaquiri, por isso fiz a propositura, para discutir e verificar a melhor maneira de melhorar a distribuição de água na cidade”, concluiu.

Tarifa – A cobrança pelo uso da água é um dos instrumentos de gestão instituídos pela Política Nacional de Recursos Hídricos e tem como objetivo estimular o uso racional da água.

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Ana Paula Sena (99313-9423).