Cosama analisa sistema de abastecimento de Água de Novo Airão

Técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) iniciaram um trabalho de análises e estudos sobre o funcionamento do sistema de água de Novo Airão (a 180 km de Manaus em linha reta), na Região Metropolitana de Manaus, a pedido da Prefeitura do município.

Foram realizadas visitas nos poços e na infraestrutura onde são feitas a captação de água, além da coleta de água para análise química com o objetivo de saber qual a qualidade de água que está sendo fornecida para a população.

Segundo o presidente da Cosama, Armando do Valle, o órgão está à disposição para colaborar com as prefeituras com o intuito de melhorar os trabalhos e ações de todo o sistema de abastecimento de água no interior.

“Hoje, o responsável pelo abastecimento de água na cidade de Novo Airão é a prefeitura da cidade, que pediu apoio e ajuda técnica para que fosse feito uma análise na água do município, e nós da Cosama temos o compromisso de realizar um trabalho que garanta, principalmente, a saúde para as famílias do interior”, destacou Valle.

A equipe técnica que realizou o trabalho foi composta por uma química, uma assistente social, e um engenheiro da companhia, que avaliaram, além da qualidade de água, os aspectos sociais, comerciais e operacionais do sistema de abastecimento de Novo Airão.

De acordo com o coordenador da equipe, Walfran Braga, gerente de operações da Cosama, através de um diagnóstico preliminar da ação foi possível notar que o abastecimento de água da cidade está com alguns problemas na operação, mas nada tão preocupante.

“O sistema de abastecimento de água é novo. Ele foi reformado em 2018, e a cidade apresenta apenas alguns pontos com falta de água, mas que pode sim ser solucionado. E em relação à qualidade no aspecto visual, a água é muito boa, mas estamos fazendo analises em laboratório para ter um laudo conclusivo”, disse Braga.

A presença da equipe na cidade chamou a atenção de alguns moradores quando perceberam o trabalho que estava sendo feito pela Companhia, como é o caso da dona de casa Luziana Gomes, que afirmou a importância de um trabalho efetivo do Estado na cidade.

“A administração que é do município passa por muitas dificuldades, gostaríamos muito de ter essa ajuda da Cosama que é do Estado, e acredito que seria melhor, devido sua estrutura, o que nos daria maior confiança”, concluiu Luziana.

Resultados – Os resultados dos levantamentos e estudos técnicos da Companhia de Saneamento serão reencaminhados para a Prefeitura de Novo Airão.

CONTATO: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Ana Paula Sena (99313-9423).