Cosama analisa abastecimento de água em comunidade rural

Técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e da Defesa Civil do Estado estiveram nas comunidades rurais de Nossa Senhora Aparecida e da Conceição do município de Careiro da Várzea (distante 26 KM de Manaus) para realizarem um estudo e trabalho para a implementação do Programa Cosama na Comunidade.

Lançado pelo Governador do Estado, Wilson Lima no dia 21 de novembro, o Programa tem a finalidade de oferecer água potável para as comunidades do interior com um investimento previsto no valor de R$ 8 milhões.

DCIM100GOPROGOPR7451.JPG

Foi realizado um cadastro dos moradores das duas comunidades para a criação de banco de dados na Cosama e também um estudo técnico na área operacional e controle da qualidade para saber como está qualidade da água e como é o sistema de abastecimento.

O presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas, Armando do Valle, explica que a Cosama está iniciando a execução de um programa inovador e importante para a área de abastecimento da água no Estado.

“A Cosama agora está realizando um trabalho mais presente com toda a população prova disso é o programa ‘Cosama na Comunidade’ que tem a finalidade de prestar um serviço de distribuição de água potável para os ribeirinhos e esse tipo de trabalho muda a vida das pessoas”, afirmou do Valle.

Segundo o gerente de comunidade e responsabilidade social da Cosama, Felizardo Monteiro, o trabalho de cadastro do número de pessoas e casa é para dimensionar o tamanho sistema de água a ser implementado.

“O projeto piloto do programa Cosama na Comunidade vai ser implementado nas duas comunidades localizada na costa do Marimba, com objetivo de proporcionar ao ribeirinho água tratada, e a partir desse ano de 2020 vamos começar um sistema simplificado de água para o consumo humano nas comunidades no interior do Amazonas”, disse Monteiro.

DCIM100GOPROGOPR7466.JPG

Quem mora na beira do rio recebe esse trabalho da Cosama com alegria como afirma o coordenador da comunidade da Nossa Senhora de Aparecida, Marcelo Augusto.  “A Cosama significa esperança de melhoria de vida, principalmente na saúde, pois hoje temos um governo que se preocupa com a qualidade da água, algo que a gente não tinha antes, isso é uma alegria pra gente”, disse.

DCIM100GOPROGOPR7504.JPG

Instalação do Sistema 

Depois de sair os resultados dos levantamentos de dados e da questão do controle e da qualidade da água o sistema simplificado deverá seguir um cronograma de instalação organizado pelo setor de comunidade e responsabilidade social.

Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas

FOTOS: Filipe Augusto/Cosama