Auxílio Estadual: dois dias após parto, puérpera recebe cartão do benefício na maternidade, em Tabatinga

Colaboradores da Cosama foram até unidade de saúde após serem informados da situação pelo marido da beneficiária

 

Colaboradores da Cosama foram até a Maternidade Cellina Villacrez Ruiz, localizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga, na quinta-feira (25/11), para entregar o cartão do Auxílio Estadual permanente à dona de casa Cristiane Rodrigues. Ela havia dado à luz ao pequeno Emanuel Rodrigues na terça-feira (23/11), mesma data em que o governador Wilson Lima deu início às entregas do programa social do Governo do Estado no município (a 1.108 quilômetros de Manaus).

 

Cristiane recebeu o cartão na maternidade após a coordenação do Auxílio Estadual no município saber da situação de puerpério da beneficiária, por meio do marido dela. Em razão do parto recente, ela não pôde ir até o posto de atendimento na Escola Estadual GM3 receber o benefício.

FOTO Filipe Augusto 03

 

Em Tabatinga, 3.751 pessoas foram contempladas e devem receber o Auxílio Estadual, no valor de R$ 150 mensais. Além de apoiar as famílias contempladas, o benefício vai movimentar a economia local, com o aporte de mais de R$ 560 mil a cada mês.

 

A entrega na localidade acontece sob a coordenação da Cosama, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e Secretaria Estadual de Educação e Desporto. Nesta sexta-feira (26/11) o atendimento será até as 16h (horário local), e no sábado (27/11), das 8h ao meio-dia.

 

Segundo a coordenadora da distribuição em Tabatinga, Ariane Teixeira, os cartões serão entregues a todos os contemplados de baixa renda, para quem o benefício tem papel essencial, possibilitando a compra de itens como alimentos e remédios. Por essa razão, em alguns casos restritos, a coordenação das entregas prevê levar o cartão até o local onde a pessoa estiver.

 

“O objetivo principal é atingir o número máximo de beneficiários na cidade. Nesses casos excepcionais, nós que somos da equipe do Governo do Amazonas fazemos questão de entregar, pois entendemos que a pessoa contemplada não está possibilitada de ir até o local e que elas precisam do benefício, como é o exemplo da Cristiane”, disse Teixeira.

 

Para a nova mãe e contemplada com o Auxílio, o benefício chegou em boa hora, e vai ajudar na alimentação dela e do filho.

 

“Eu realmente estou precisando muito, ainda mais agora que fiz um pré-operatório e estou de resguardo do meu neném. Vou precisar muito para poder me alimentar também”.

 

Além de Cristiane, na cidade serão ainda entregues cartões para dois beneficiários que estão acamados, segundo a coordenação do programa local do Auxílio.

 

Dados – As pessoas que não retirarem os cartões até este sábado (27/11) devem se dirigir, na segunda-feira (29/11), até a Escola GM3 para retirar o cartão. A distribuição será organizada por uma nova coordenação.

 

FOTOS: Filipe Augusto/Cosama

 

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Filipe Augusto dos Santos da Silva (99209-0078).