Água de Anamã recebe avaliação da Cosama

Uma equipe de técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) esteve no município de Anamã (distante 164 quilômetros de Manaus) realizando uma análise do sistema de captação e distribuição de água da cidade, a pedido da Prefeitura Municipal.

Foram analisados sete poços de água que abastecem o município, totalizando aproximadamente 908 instalações de água, entre residências e pontos comerciais, segundo dados do Serviço de Água de Anamã (Seag).  O trabalho executado pela equipe foi o de avaliar o sistema operacional, incluindo a rede de distribuição, a qualidade da água e a infraestrutura dos poços.

O presidente da Cosama, Armando do Valle, afirma que a companhia está à disposição para colaborar com qualquer município que esteja com dificuldade no abastecimento ou na qualidade da água. “É prioridade do Governo levar saúde à população do interior, que por anos esteve abandonada. Apesar de estarmos operando em 14 municípios, a Cosama também presta apoio às localidades que precisam de ajuda para ter uma água adequada para o consumo, assim como está sendo feito em Anamã”, ressaltou.

O aposentado Manoel Lázaro Vieira, morador do bairro Centro, afirma que a água da cidade precisa de melhorias urgentes. “A água de Anamã é muito ruim, tem uma coloração muito amarela e com muitas sujeiras. É preciso fazer limpeza nos canos para chegar água”, disse.

COSAMA EM ANAMÃ (2)

Segundo o vice-prefeito de Anamã, Caio Lasmar, a simples visita da Cosama à cidade reacende uma expectativa para a população, pois existe a chance de reverter a situação. “O maior sonho do povo de Anamã é ter uma água de qualidade. Já se passaram anos e anos para melhorar isso, e até agora nada. E hoje a gente tem lutado para conseguir mudar isso, portanto a presença de vocês na cidade dá uma esperança para a realização desse sonho”, declarou.

DCIM100GOPROGOPR9112.JPG

O diagnóstico preliminar realizado pela equipe aponta que as redes de distribuição precisam ser reestruturadas e ampliadas, principalmente para os novos bairros, e que é necessário um tratamento e controle da água nos poços onde é feita a captação. Após concluídos os resultados das análises, o levantamento final será encaminhado para a prefeitura de Anamã.

Comunidades ribeirinhas – Duas comunidades da zona rural de Anamã também foram visitadas pela equipe: a comunidade de São Sebastião e a comunidade São Raimundo. A ação faz parte do programa “Cosama na Comunidade”, que tem a finalidade de levar água potável para os ribeirinhos.

Para o gerente de Comunidade e Responsabilidade Social da Cosama, Felizardo Monteiro, foi importante visitar essas comunidades para observar de onde eles utilizam a água para consumo.

“Vimos a necessidade de visitar a comunidade de São Raimundo e São Sebastião e observamos que as famílias usam a água do rio Solimões sem tratamento algum, apesar de terem poços de água. Porém, um não funciona há mais de um ano, e outro não resolve o problema do gosto de ferrugem”, disse.

COSAMA EM ANAMÃ (3)

Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas

FOTOS: Filipe Augusto/Cosama e Prefeitura de Anamã